Neuropsicologia

PORQUÊ a Neuropsicologia na PSICOSOCIALIS?

A Neuropsicologia pode ser entendida como a disciplina que se dedica ao estudo da relação entre o cérebro e o comportamento. Deste modo, o serviço de neuropsicologia dedica-se à prevenção, avaliação e intervenção neuropsicológicas em pessoas de todas as faixas etárias com alterações cognitivas decorrentes de perturbações psiquiátricas, lesões cerebrais, doenças neurodegenerativas ou perturbações do neurodesenvolvimento. 

A nível clínico, envolve tanto a avaliação como a intervenção (sempre baseadas na investigação científica) do funcionamento normal e anormal do sistema nervoso central ao longo de todo o ciclo de vida. 

Assim, a avaliação neuropsicológica visa a avaliação das funções e processos cognitivos, tais como atenção, linguagem, memória, etc. e tem como objetivo a identificação de comprometimentos gerais e específicos do funcionamento e qual o seu impacto na vida quotidiana. Ocorre, geralmente, entre duas a três sessões e engloba o uso de entrevista clínica, testes padronizados, dados de imagiologia e observação comportamental e do estado mental. 

Os resultados da avaliação permitem, então, a identificação de défices no funcionamento, o delineamento de perfis cognitivos e orientam a reabilitação cognitiva focada nas necessidades individuais de cada pessoa. Servem, ainda, para monitorizar os efeitos da progressão dos défices, para monitorizar quaisquer efeitos de melhoria de programas de reabilitação e treino cognitivos ou tratamento subjacente à patologia existente.

Por sua vez, a reabilitação cognitiva, que se baseia nos princípios da neuroplasticidade e neurorestauração, objetiva amenizar o impacto dos défices na vida quotidiana da pessoa. Consiste, deste modo, no treino cognitivo individual e personalizado, online ou presencial, que visa restaurar e/ou fortalecer (abordagem restaurativa) ou compensar (abordagem compensatória) as capacidades comprometidas. 

Neste contexto, o neuropsicólogo tem como papel aplicar o conhecimento científico, derivado da investigação e da prática empírica, de modo a avaliar e reabilitar pessoas com suspeita de défice ou dano cerebral, contribuindo para uma melhor compreensão das suas limitações e delineamento de planos de reabilitação dos domínios comprometidos. 

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