A Educação Especial visa o desenvolvimento de modelos, no intuito de garantir aprendizagens de qualidade e igualdade de oportunidades para todos os alunos, na construção de projetos educativos inclusivos, rumo ao sucesso escolar e pessoal.
Através da identificação das capacidades individuais das crianças com Necessidades Educativas Especificas pretende-se estimular e desenvolver as suas competências académicas, cognitivas, psicolinguísticas, emocionais, psicomotoras, sociais e comportamentais. Esta forma de intervenção terapêutica permite aos alunos alcançarem o seu máximo potencial.
áreas de intervenção no ensino especial inclusivo
As áreas de intervenção no ensino especial inclusivo, são diversas e incluem a aplicação de programas específicos individualizados para as diversas perturbações do neurodesenvolvimento:
- Dificuldades de Aprendizagem Específicas (dislexia, disortografia, disgrafia, discalculia);
- Perturbações Intelectuais e do Desenvolvimento
- Perturbação de Défice de Atenção / Hiperatividade
- Perturbações Intelectuais e do Desenvolvimento
- Perturbações do Espetro do Autismo
INTERVENÇÃO PRECOCE
destina-se a crianças até à idade escolar que estejam em risco de atraso de desenvolvimento, manifestem deficiência, ou necessidades educativas especiais.
Consiste na prestação de serviços educativos, terapêuticos e sociais individualizados às crianças e suas famílias, com o objectivo de promover um desenvolvimento harmonioso.
Porquê intervir precocemente?
Existem três razões fundamentais:
- Quanto mais cedo se iniciar a intervenção maior é o potencial de desenvolvimento de cada criança;
- Para proporcionar apoio e assistência à família nos momentos mais críticos;
- Para maximizar os benefícios sociais da criança e família.
Psicomotricidade
Assume-se como uma nova vertente clínica em expansão no nosso país e apresenta-se como uma área de conhecimento transdisciplinar, que estuda e investiga as relações e as influências recíprocas e sistémicas entre as funções psíquicas e a motricidade.
As atividades psicomotoras facilitam o desenvolvimento de alunos com Necessidades Educativas Especiais. Ajudam a que a criança ponha em prática a sua capacidade de perceção, ação e contacto, de acordo com as suas possibilidades.
A psicomotricidade vai ajudar crianças com:
- Dificuldades de coordenação motora (ex.: problemas de equilíbrio e falta de destreza);
- Dificuldades na motricidade fina (ex. cortar, pintar dentro do risco. manipular objetos);
- Dificuldades na grafomotricidade (ex.: caligrafia irregular, pega no lápis, pressão fraca ou forte, velocidade de escrita lenta);
- Dificuldades de aprendizagem;
- Dificuldade na leitura e ortografia;
- Problemas na concentração;
- Problemas de comportamento (ex.: agressividade, hiperatividade);
- Dificuldades de comunicação e interação social;
- Atraso no Desenvolvimento Psicomotor
- Défices cognitivos